Notícias

Famcri finaliza desfolha de coqueiros e poda de árvores na Avenida Centenário
Famcri finaliza desfolha de coqueiros e poda de árvores na Avenida Centenário

Manutenção é realizada anualmente para recuperação das árvores e também para evitar acidentes

A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) realizou durante a semana a desfolha dos Jerivás e poda de árvores localizadas ao longo dos oito quilômetros da Avenida Centenário. Limpeza e manutenção são realizadas todos os anos pela Famcri durante o inverno. “As folhas vão secando e caindo na avenida causando transtorno para a população, além de acidentes. A poda é importante também para o fortalecimento dos galhos”, explica a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato.

De acordo com a bióloga da Famcri, Luana Perucchi, quando a poda é feita por um profissional, impede a contaminação por fungos e bactérias. Quanto mais jovem for o galho podado melhor será a capacidade de recuperação. “São eliminados os ramos mortos, danificados, doentes e removemos as partes da árvore que colocam em risco a segurança dos pedestres ou que passam a interferir nas edificações, fios elétricos e nos semáforos”, explica. 

O serviço de poda é técnico e, portanto, deve ser realizado sob supervisão de um engenheiro agrônomo, mesmo que a árvore esteja situada em terreno particular. Na última segunda-feira (2), o prefeito Clésio Salvaro sancionou a lei nº 7.245 que altera a lei nº 5.849, de 4 de julho de 2011, sobre o corte de árvores em Criciúma. A lei dispõe sobre as podas de qualquer espécie e cortes de eucalipto e pinus que, a partir de agora, não precisam mais de autorização.

voltar