Novidades

Inauguração da Trilha do Tuiuti abre programação do mês do meio ambiente

Parceria entre Famcri e 28º GAC resultou na restauração da trilha e identificou vegetação nativa no local

 

A Fundação do Meio Ambiente (Famcri) de Criciúma iniciou nesta segunda-feira (11) a programação especial em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é comemorada em 5 de junho, mas a programação é estendida por todo o mês. A abertura foi realizada no 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), com a inauguração da Trilha do Tuiuti.

A trilha tem uma extensão de aproximadamente 200 metros, desde a entrada até o final. Ao longo do percurso, foram identificadas 16 espécies de plantas nativas e quatro exóticas. O trabalho de identificação foi feito por agentes da Famcri, que também realizou a restauração do local.

A trilha foi batizada pelo exército de Trilha Tuiuti, nome dado em alusão à Batalha de Tuiuti, uma das mais importantes da história da Guerra do Paraguai. A batalha aconteceu no dia 24 de maio de 1866 em território paraguaio, às margens do Lago Tuiuti. O nome também é uma homenagem aos militares do quartel que lutaram na Batalha de Tuiuti.

Na cerimônia de abertura da programação, o comandante do 28º GAC, tenente-coronel José Ribamar Cândido de Souza Neto, lembrou do compromisso do exército para com o meio ambiente. “Nós da força terrestre temos um carinho grande com o meio ambiente, especialmente nós em Criciúma, que somos privilegiados por conviver com toda essa área verde. É o ambiente perfeito para, além de formar soldados e combatentes, formar cidadãos”, discursou o comandante.

A presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato, lembrou da importância de cuidar da maior floresta tropical do mundo. “O Brasil tem mais de 500 milhões de hectares de vegetação. Por isso, o cuidado precisa ser de todos nós. Será um mês de muita formação e aprendizado e que possamos colocar em prática a preservação”, ressaltou a presidente.

A solenidade de abertura contou com a participação de estudantes da região que inauguraram o percurso da Trilha do Tuiuti. “Crescemos e nos tornamos uma referência em Santa Catarina por causa da extração do carvão mineral, que nos trouxe riqueza, mas também problemas. Por isso, todo dia é dia de cuidar, não precisa de uma data específica para trazer conscientização”, lembrou o prefeito Clésio Salvaro.

voltar