Serviços / Projetos de Educação Ambiental

Oficina de Compostagem Doméstica

    

      A Compostagem doméstica é o ato de transformar os resíduos orgânicos dentro do nosso próprio lar, transformando-os em um composto muito rico em nutrientes. Este composto pode ser usado como adubo para hortas, jardins, plantas em vasos...
     Os resíduos orgânicos são os restos de comida, cascas de frutas, verduras, legumes, borra de café, ervas, grãos, ou seja, tudo aquilo que é de origem animal ou vegetal.
     Estes resíduos são naturalmente decompostos por bactérias e, no caso de utilizar o minhocário em casa, a presença das minhocas aceleram o processo e melhoram o produto final (húmus). Entretanto, só serão colocados restos de alimentos vegetais. Proteína animal não é recomendado pôr no minhocário por ser um tipo de resíduo orgânico de difícil decomposição e pode gerar larvas e mau cheiro.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA COMPOSTAGEM

     Quando realizamos a compostagem doméstica evitamos diversos problemas causados pelo acúmulo de lixo  nas ruas e em outros locais. Sabe aquele cheiro horrível que sai do caminhão do lixo? Isso é causado pela grande quantidade e variedade de resíduos orgânicos nas sacolinhas de lixo que saem de nossas casas, misturados com todos os tipos de materiais (vidros, recicláveis, pilhas etc.).
     Hoje em dia, mesmo quem mora em apartamento já pode realizar a compostagem doméstica. Desse modo, você contribui para melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos. Se cada um fizer a sua parte, teremos uma sociedade com menos lixo e mais recursos.

VEJA OS BENEFÍCIOS DE REALIZAR A COMPOSTAGEM

– Diminuição do mau cheiro nas ruas e lixeiras;
– Previne a proliferação de animais vetores de doenças como ratos, baratas e moscas;
– Aumenta a vida útil dos aterros sanitários (local onde recebe a maioria do lixo da cidade);
– Produção de adubo orgânico rico em nutrientes dentro de casa.

COMPOSTAGEM E MEIO AMBIENTE

     Com a compostagem, além de se evitar a poluição e gerar renda, faz com que a matéria orgânica volte a ser usada de forma útil. Para que ocorra a compostagem de forma adequada, é necessário que as pessoas realizem a coleta seletiva, separando o resíduo orgânico e os resíduos sólidos, encaminhando para os recicladores.
     O uso da técnica de compostagem traz muitas vantagens para o meio ambiente e para a saúde pública, seja aplicada no ambiente urbano (domésticos ou industriais) ou rural. A maior vantagem que pode ser citada é que, no processo de decomposição da compostagem, ocorre somente a formação de dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2), água (H2O) e biomassa (húmus). Por se tratar de um processo de fermentação que ocorre na presença de oxigênio (aeróbico), permite que não ocorra a formação de gás metano (CH4), gerado nos aterros por ocasião da decomposição destes resíduos, e mesmo que alguns aterros utilizem o metano como energia, essas emissões contribuem para o desequilíbrio do efeito estufa, influência humana potencialmente determinante das mudanças climáticas.
     Além da não formação do gás metano, a compostagem consegue resolver 100% dos problemas citados acima, impedindo que o planeta sofra ainda mais danos do que já sofre atualmente.

Modelos de Documentos para Download:

Voltar